Uma selecção dos melhores recortes (a coluna à direita) desta semana, depois do salto.
No blog Em duas línguas, Beverly Trayner analisa a tendência em alguns blogs portugueses para a escrita em duas línguas ou apenas em Inglês. O artigo levanta algumas boas questões, às quais a autora tenta responder, incluindo esta: «Not only is it time-consuming to translate, but it also assumes that the contexts of people reading it are the same. Posts need context which translated words can't give you. How do you get the balance between content and context?»
Outra questão que poderia ser incluída: até que ponto compensa manter um blog escrito em inglês, quando a maioria da audiência desse blog é portuguesa? Não será a escrita em duas línguas uma forma de alienação da audiência? O autor está a falar para quem está na sala ou não?
Não estou inteiramente convencido da conclusão da autora, de que «navigating the online world em duas línguas is more than the sum of navigating it one of two languages».
(via Engrenagem, que tem mais alguns pensamentos sobre o assunto)
Uma explosão misteriosa detectada a 18 de Fevereiro relativamente perto da nossa galáxia (a 440 milhões de anos-luz), está a levantar muitas questões entre a comunidade astronómica. A natureza da explosão não é ainda clara, mas as primeiras observações indicam que possa tratar-se de uma erupção de raios gama, o que por sua vez pode antecipar uma Supernova («explosão catastrófica de uma estrela de grande massa no fim de sua vida, durante a qual ela pode tornar-se tão brilhante como toda uma galáxia»). Apesar do evento ter tido lugar há mais de 400 milhões de anos, as observações dos astrónomos permitiram determinar que este teve a duração de 33 minutos.
Foi lançado esta semana o Destakes, um agregador português de notícias, que parece ser mais funcional e fiável que o Google Notícias. Para além de não misturar títulos portugueses com brasileiros, não ocorrem erros na sua categorização (o Google atribuía por vezes destaque a notícias irrelevantes). Outro lançamento esta semana, os favoritos do Technorati.
Uma adição interessante aos retratos do trabalho no Abrupto.
Esta semana foram ainda publicados dois artigos de fundo sobre os blogs e a blogosfera. Na revista New York, o artigo Blogs to Riches (extensamente citado no nosso próprio pseudo-artigo A medida do sucesso, dedicado às audiências e influência dos blogs), e no Financial Times, Time for the last post: «Each blogger was his, or her, own printing press, spontaneously exercising their freedom to criticise. Which is great. But along the way, opinion became the new pornography on the internet.»
A recoloração do arquivo fotográfico de Produkin-Gorskii resultou em imagens surrealistas da Rússia imperialista.
Na secção de perdidos e achados, a borboleta de Walt Whitman (a célebre fotografia).
O meu blog dava um programa de rádio na Rádio Comercial (via Miss Pearls). O primeiro programa foi baseado no Estranho Amor, já várias vezes "ouvido" no Posto de Escuta. É possível ouvir a emissão do programa na página da RC.
A sofisticação aparente da televisão portuguesa, no Atrium e no Ma-Schamba.
25 de fevereiro de 2006
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário