8 de janeiro de 2005

Mau Tempo no Canil Ser jornalista é uma missão. Que tem como último dever o de informar as pessoas. Aquelas que não podem estar junto dos acontecimentos para formar a sua opinião. Aquelas que não têm acesso directo aos protagonistas ou aos factos e que, através dos jornalistas, sabem o que dizem, pensam, fazem, e assim formam o seu juízo.
O dever último dos jornalistas não é para com os órgãos para que trabalham. Não é para com as fontes que alimentam o seu noticiário. É, sempre, para com aqueles que vão ler o que escreve, que vão ouvir o que diz ou que vão ver o que transmite.
Por isso, de cada vez que possa haver um qualquer conflito de interesses, maior ou menor, algo semelhante a um ruído entre o mensageiro e o receptor, que possa perturbar a mensagem, é dever do jornalista: ou abstrair-se de comunicar; ou tornar clara, o mais clara possível, essa perturbação.

Sem comentários: