30 de janeiro de 2006

O dia em que nevou em Lisboa

O dia em que nevou em Lisboa


Johanna (mais fotografias)

Foi um dia tão raro quanto mágico, com praticamente todo o país a assistir à queda de neve. Em Lisboa, os primeiros flocos começaram a cair por volta das 14 horas, para deslumbre e surpresa de quem nunca tinha visto, e não esperava alguma vez ver, nevar na cidade. O primeiro nevão na capital em cinco décadas durou pouco mais de uma hora, mas será recordado por muito mais tempo.

Na blogosfera, às 16h, pelo menos 113 artigos já referiam as palavras neve e Lisboa. O blog Catarina em Lx foi o primeiro a assinalar a ocorrência do fenómeno e o Táxi o primeiro a antecipar a sua mais provável consequência.

Ficam alguns dos ecos na blogosfera deste «dia raro e incomum» (depois do salto).


read me very carefully, i shall write this only once: "hoje todas as fotografias se chamam «neve»."



Devagar: "E agora já podemos dizer que vimos nevar em Lisboa
Uma neve ainda tímida, mas neve, neve.

E nós vimos!"


Estado Civil: A neve: "Vi neve pela primeira vez aos vinte e tal anos, na Serra da Estrela, e foi um dos momentos de genuína felicidade que tive. Andei trinta e três anos a desejar que nevasse em Lisboa, convencido que isso nunca iria acontecer na minha vida. Quando hoje começou a nevar depois do almoço – estava em pleno Marquês de Pombal – senti outra vez a mesma felicidade infantil, acrescida do facto de estar a nevar na minha cidade, inesperadamente, e numa semana meio macambúzia para mim. Foi a primeira vez desde 1957. E durante uns 7 minutos foi um exemplo espantoso de como a felicidade é uma coisa gratuita, surpreendente e passageira."


1 modesto igloo: "Neva em Lisboa e eu descubro a sorrir que ainda sou um puto."


Lote 12: "E eu a pensar que já tinha visto tudo

e afinal, neva em Lisboa!
LINDO !!
Eu aqui no coração da cidade, e da minha janela vejo a neve, fica bonita Lisboa assim."


Coentron: Neve em Lisboa: "Não nevava em Lisboa há mais de 50 anos.
Está a nevar agora à minha porta.
Espantoso!"


Há vida em Markl: "Estou eu pacatamente a trabalhar no aconchego do lar e do aquecimento central, quando ouço a vizinhança: 'Está a nevar! Neve! Neve!'. Vou à janela e deparo-me com este espectáculo.

Só é pena ela derreter logo... Não tem tempo de ficar um bocadinho em cima dos carros e dos telhados, para o efeito ser em grande. Mesmo assim, há algo de maravilhosamente surreal em ver neve cair em Benfica. "


Fora de Tempo: "Passados muitos anos, voltou a cair neve em Lisboa. Se por um lado é fascinante ver, pela primeira vez, flocos de neve cair mesmo à porta de casa, concretizando um antigo desejo que já vinha desde a infância, não posso deixar de pensar se este fenómeno não será mais um sinal de que o nosso clima nos próximos anos será cada vez menos agradável e ameno..."


.::the world in my eyes::.: Tombe la neige: "Um domingo frio mas mágico.."

Sem comentários: