11 de fevereiro de 2006

Os melhores recortes da semana (act.)

Salto


A imagem mais marcante desta semana, na nossa opinião, é da autoria do Fotoben, e foi tirada no Vale de Barcarena (Oeiras) durante o pôr-do-sol. Também gostámos desta fotografia da Serra da Estrela.

Pedro Rolo Duarte revisita a blogosfera num artigo de opinião no Diário de Notícias.

A obra Tower Legends, de 1932, por Bertha Palmer Lane e agora disponível na íntegra na internet, sobre as lendas e os mitos associados ao longo da história às alturas das torres.

Since ancient times, towers have made a poetic appeal. Towers of many kinds, in all ages and in all countries, have met varying needs. There have been watchtowers, lighthouse towers, cathedral towers, clock towers, bell towers, towers to commemorate victory, towers to guide the air-men, towers to receive radio messages, towers to honor the living, towers to celebrate the dead. Whether low towers or lofty towers, all have significance.

Um possível atlas do Universo, que coloca em perspectiva a imensidão das distâncias que nos afastam e aproximam.

Igualmente, uma perspectiva aérea fascinante da Cidade do México.

No Posto de Escuta, 5 factos sobre o Abrupto, que fez uso de um pequeno mas útil programa de análise de documentos de texto.

What if é a questão que abre o artigo de opinião assinado por Tom Zeller Jr, no New York Times, sobre os leões da internet transformados em tigres de papel na China (registo gratuito necessário).

Os Portões de Gates, um artigo de opinião assinado por Lourenço Medeiros, editor de Novas Tecnologias da SIC, no qual relata os esforços da Microsoft para controlar até ao milímetro a cobertura mediática da visita de Bill Gates a Portugal, incluindo o recurso à censura:

Todo o Fórum da Microsoft em Portugal tinha a informação extremamente controlada. Lá dentro havia sessões só para participantes (é normal) e sessões plenárias a que uns, poucos, jornalistas convidados pela empresa podiam assistir. Até aqui tudo bem. Mas todo o material vídeo e fotográfico era controlado. Dois fotógrafos e uma equipa de vídeo garantiam as imagens que depois eram distribuídas aos jornais e televisões.

A versão oficial da Microsoft afirma que isto é feito por questões de privacidade. Claro que também é para evitar que saia alguma imagem desagradável. O que não esperava é que a própria conferência de imprensa fosse censurada.



Um blog com uma ideia subjacente original: seguir durante um ano as 365 sugestões bem-humoradas para mudar de vida do livro This Book Will Change Your Life. Cada entrada inclui a sugestão do livro para cada dia e o que o autor deste blog fez para cumpri-la.

Uma forma diferente de dispor livros numa livraria, por cores... No fundo da página encontra-se uma ligação para um artigo sobre a livraria em causa.

Por último, a nossa ligação preferida da semana, que proporciona uma viagem por vários países através do som, da chuva, dos sinos das igrejas, de crianças a brincar na rua, etc. No Quiet American.

Sem comentários: