A nossa selecção semanal dos melhores recortes, depois do salto.
7 razões para ser blogger, via Jornalismo Digital, da autoria de Chip Scanlan, colunista do Poynter. Particular atenção à 7ª razão: «7. To paraphrase Kafka: my blog is the ice-axe that broke the frozen sea within me. It has helped me find myself again as a reader and writer. It has set me free.»
A Wrongful Birth?: um artigo de fundo do New York Times sobre as consequências éticas e jurídicas da admissão parcial de que uma pessoa não devia ter nascido. (registo necessário)
Uma entrevista particularmente interessante e bem conduzida a Rodrigo Guedes de Carvalho, por Helena Teixeira da Silva no JN, e reproduzida no blog Coriscos.
«Dois filmes nomeados para os Oscars levantaram questões essenciais sobre o jornalismo. Entre a vampirização dos afectos [“Capote”] e a incondicional vigilância da verdade [”Boa noite e boa sorte”] onde se situa?
No cinema interessa-me pouco a caução do real. Mas, por natureza, o jornalista é um vampiro, embora não tanto quanto o escritor, que está quase sempre a levitar do seu corpo. Tudo é matéria, mesmo as coisas mais pessoais. O jornalismo tem um drama: passa ao lado do essencial da vida. Toca, como um mosquito, coisas e vidas às vezes graves e segue para a próxima reportagem. Não podemos sentir-nos culpados. Não podemos embrenhar-nos na vida de todas as pessoas que tocamos.»
Uma cidade que só existe na imaginação de uma estudante de design.
Uma frustração partilhada por muitos: «I post and post and post. Don’t get me wrong. I actually enjoy it, have fun doing it, and I learn as I go. But, man, I’m always hoping to get some links.» O que é preciso, afinal, para ser um A-list blogger?
O tipo de letra pode influenciar a nota de um trabalho académico? Sim, segundo um estudante universitário, que recuou no tempo à procura de uma relação entre as notas atribuídas aos seus trabalhos e os vários tipos de letras utilizados.
No Contrafactos & Argumentos, uma relação implícita, e desanimadora, entre o desenvolvimento tecnológico do país e o número de diplomados em 2004 por área científica.
Air Sickness, uma série de fotografias do tráfego aéreo no Aeroporto de Lisboa, que continua a ser actualizada.
20 de março de 2006
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário