Ter uma lista de blogs actualizados tem como principais vantagens a economia de visitas e a organização cronológica da leitura. Serviços como o Blo.gs permitem a construção de uma lista de blogs ordenados por data e hora de actualização, o que diminui a necessidade de verificar se foram actualizados. Apesar de muitos blogs ainda passarem debaixo do radar do Blo.gs, por não enviarem automaticamente alertas de que foram actualizados, estas listas facilitam a vida a grandes consumidores de blogs, categoria na qual os autores deste blog caem.
Existem, ainda assim, outras maneiras de permanecer a par das últimas da blogosfera. Uma delas passa por um dos mais recentes e úteis serviços do Google, não obstante ser o menos comentado.
Continua, depois do salto.
Estamos a falar do Google Reader, um agregador de feeds, ou seja, um serviço que agrega num único sítio as actualizações de um conjunto de blogs ou publicações que tirem partido do RSS. Antes de continuar, impõe-se uma explicação sobre RSS.
RSS é uma abreviatura que já circula na internet há bastante tempo, embora continue a passar ao lado da maioria dos seus utilizadores, como acontece com qualquer acrónimo relacionado com a internet (sabe o que significa HTTP?). Eduardo Sousa, no seu Glossário do Weblog, define RSS como uma «linguagem standardizada que permite que um weblog disponibilize parte ou a totalidade do seu conteúdo para que este possa ser integrado noutros sites». Esse conteúdo pode depois ser automaticamente reunido e apresentado numa única página por um agregador de feeds, como o Google Reader.
Aspectos básicos do Google Reader (clicar na imagem para ampliar)
Desta forma, o leitor é colocado na posição de poder escolher os conteúdos da sua própria “revista”, pois deixa de ter que visitar manualmente cada blog ou publicação no qual está interessado. A maioria dos agregadores de feeds existentes permite a sua utilização através de atalhos do teclado, o que faz com que seja literalmente possível folhear essa revista personalizada de conteúdos a partir de uma única tecla (no caso do Google Reader, seria a tecla J).
Com a excepção de algumas plataformas de blogs, a maioria dos blogs publica automaticamente um feed de RSS ou outro formato semelhante (o endereço pré-definido desse feed nos blogs alojados no Blogger é http://endereço.blogspot.com/atom.xml), e a norma é para que cada vez mais sites ou publicações virtuais adoptem essa funcionalidade (actualmente, quase todas as publicações noticiosas oferecem feeds de RSS dos seus conteúdos).
Se pretende dar uma oportunidade a essa nova forma de ler e acompanhar blogs, recomendamos-lhe que comece pela ferramenta que nós próprios utilizamos diariamente, o Google Reader.
Mais ligações:
- Google: Explore Google Reader
- Bloglines (outro popular agregador de feeds)
- Sapo: O que é e como posso usar RSS?
Sem comentários:
Enviar um comentário