4 de fevereiro de 2006

Os melhores recortes da semana

Ao longo da última semana fizemos aproximadamente 50 recortes das mais variadas fontes e assuntos, pelo que hoje aproveitamos para destacar os melhores e explicar por que nos interessaram (depois do salto).

Para nós, e apesar de datar de Novembro do ano passado, esta foi a imagem da semana. Foi, aliás, uma semana em que mais uma vez nos surpreendemos com a facilidade do nosso espanto perante fenómenos meteorológicos.

Invisiblia foi outro sítio que chamou a nossa atenção, pela técnica utilizada (e explicada em tutorial) para substituir pessoas por linhas, a fazer lembrar um célebre videoclip dos anos 80. Diz o autor: "Maybe the pictures illustrate the idea that we all want to remove ourselves from life, and replace ourselves with fictional, self-created versions of ourself. We want to fictionalise our own existence, and impose order and narrative where there is none."



Uma lista das 100 melhores frases iniciais de um romance. Mesmo na literatura, as primeiras impressões, neste caso as primeiras linhas, podem fazer a diferença entre o sucesso e o anonimato. Podem também aguçar a curiosidade sobre a história que se preparam para contar, como é o caso da 98ª abertura: High, high above the North Pole, on the first day of 1969, two professors of English Literature approached each other at a combined velocity of 1200 miles per hour. —David Lodge, Changing Places (1975)

Delicious days: a junção perfeita de culinária e fotografia num blog.

A Wikipédia, na sua missão de reunir todo o conhecimento do mundo, apela à imparcialidade dos seus colaboradores e a algo designado de "ponto de vista neutral". O Standpoint, pelo contrário, promove a maior diversidade possível de pontos de vista. Os visitantes são convidados a afirmar as suas convicções mais pessoais sobre todo e qualquer assunto, seja sobre aquela que pensam ser a melhor série de televisão de sempre ou a validade da teoria da evolução. É um sítio interessante sobretudo por isto, pela forma como põe lado a lado o mais profundo e o mais trivial daquilo que define quem somos e no que acreditamos. Fica-se com a sensação de que os dois pólos estão de algum modo relacionados. De resto, partilhamos esta convicção.

Por fim, uma galeria de fotografias de paredes com mensagens, ou melhor, um sítio que colecciona mensagens de inspiração ou sabedoria urbana deixadas em paredes de todo o mundo. São mensagens que saltam à vista e inesperadamente iluminadas.







Sem comentários: