8 de setembro de 2025

Uma segunda alegria

 "Muito frequentemente, e durante muito tempo, imagens erradas levam-nos a acreditar que a alegria depende da posse de objectos, do reconhecimento social. Viajamos para longe em busca de uma alegria tão próxima e tão simples, que se torna difícil, quase impossível. Estamos além dela, sempre estivemos. A experiência da caminhada é uma reconquista. Submetendo o corpo a uma actividade longa - que acarreta alegria, mas também cansaço e tédio -, ela oferece, com repouso, a plenitude, uma segunda alegria, ainda mais profunda, mais fundamental, ligada a uma afirmação mais secreta: o corpo respira suavemente. Estou vivo e estou aqui."

Excerto de "Caminhar Uma Filosofia", de Frédéric Gros.